Entender detalhadamente como funciona a energia solar é um importante requisito para a aquisição ou montagem de um sistema de captação de energia solar. As formas de utilizar energia solar são diversas, tanto em residências, estabelecimentos e indústrias quanto em usinas solares fotovoltaicas. Sua utilização pode ocorrer em forma de geração de energia elétrica ou no aquecimento de líquidos.
A energia solar fotovoltaica gera eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A energia solar fotovoltaica gera eletricidade utilizando sistemas híbridos, on-grid ou off-grid, cada um com seu funcionamento próprio.
Não. Infelizmente, a maioria das distribuidoras de energia cobrarão um mínimo para estar conectado na rede (chamada de tarifa mínima) e, além disso, tem a taxa de iluminação pública que é cobrada na conta também. Mas se consegue reduzir em até 95% o que paga na conta de luz com seu gerador de energia solar (gerador próprio de energia elétrica).
Não, ele é supersilencioso.
O sistema de energia solar é normalmente conectado no seu quadro de luz. Dessa forma, a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa).
Entre em contato conosco que usaremos uma calculadora que é capaz de fazer essa conta para que saiba exatamente o que precisa. Pegue uma das suas contas de luz e entre em contato conosco.
Não. De acordo com a Resolução 482/2012 da Aneel, se produzir mais energia do que consumiu, esta energia excedente torna-se crédito para você e esses créditos têm validade de 60 meses, contando do mês que foi criado. Ou seja, quando for calcular o tamanho do seu sistema fotovoltaico, calcule para que ele não produza por ano mais energia do que você normalmente consome para não correr o risco de gerar créditos excessivos e estes expirem.
Não e sim. Mas são para duas situações distintas.
* Para o sistema on-grid (conectado à rede da distribuidora). Não. Se o seu sistema estiver conectado na rede elétrica da distribuidora o inversor fotovoltaico desligará e isolar seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (dessa forma, você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).
* Para o sistema off-grid (não conectado à rede da distribuidora). Sim. Se tiver um sistema de energia solar com backup de baterias, ou seja, você tem um sistema fotovoltaico não conectado a à rede e possuir um grande “no-break” com baterias na sua casa ou empresa (esta é uma solução com um custo bem alto). Você não ficará sem energia.
O sistema como um todo, se bem cuidado e composto por equipamentos de qualidade, sistemas de proteção, entre outros, deve durar 25 anos ou mais.
Após os 25 anos ele continua funcionando. Provavelmente produzindo 20% menos energia do que no primeiro dia que você comprou. A vida útil dos painéis pode chegar a 50 anos se for bem feito. Os painéis têm uma degradação natural, em média, com uma perda de 0,7% por ano de sua eficiência. A garantia padrão dos bons fabricantes é de uma perda máxima de 20% em 25 anos.
Sim.
Entre quatro e nove anos, de acordo com a região e com o local que o sistema será instalado. Com esses constantes aumentos na sua conta de luz, muito provavelmente seu investimento se pagará em ainda menos tempo. Depois que a energia solar se paga você terá energia grátis.
Normalmente entre um e dois dias é possível realizar a instalação (dependendo do tamanho do sistema) e também se não houver tantas dificuldades para acessar o telhado da residência. Mas normalmente é realizada em dois dias
É um procedimento padrão pelo qual sua distribuidora de energia verifica se seu sistema de energia solar foi construído de acordo com as normas de segurança. Não se preocupe com isso, pois quem deve lhe dar esta garantia é a empresa que instalará o sistema na sua casa ou empresa.
Compre um inversor fotovoltaico de qualidade e conecte ele na internet. Você vai poder ver a produção de energia solar em tempo real de qualquer celular, tablet ou computador, em qualquer lugar do mundo. Além disso, esse sistema armazenará as informações de produção dos meses e você poderá comparar quais meses seu sistema funcionou melhor.
De uma forma muito simples, o painel é composto por células fotovoltaicas que, ao serem atingidas pela luz do sol, liberam eletricidade por meio de reação física.
Exija da empresa o certificado NR10 (trabalho com eletricidade) e o NR35 (trabalho em altura). Quando eles forem instalar, exija que todos os instaladores estejam usando os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Segurança vem sempre em primeiro lugar!
Atualmente, existem vários tipos de inversor solar disponíveis no mercado. Cada um deles conta com características específicas para que consiga atender à demanda de energia dos mais diferentes estabelecimentos, seja ela residencial, comercial ou agrícola. Dentre eles, figura o inversor solar on grid.
O inversor solar grid tie (on grid) é um dos mais utilizados em painéis solares mundo afora. Este inversor é utilizado para conectar o sistema de energia solar com a rede de distribuição da empresa ou residência, promovendo uma sincronização da tensão de saída (V) e da frequência (Hz).
Um dos diferenciais desse tipo de inversor é o desligamento automático caso ocorra queda de energia. Dessa forma, o inversor solar grid tie (on grid) evita curtos circuitos que podem surgir por conta da falha no fornecimento de energia.
Outra característica do inversor solar grid tie (on grid) é o registro de dados da geração no equipamento, que é enviada para um servidor na internet e pode ser acessado posteriormente pelo computador ou smartphone, tudo feito por meio da conexão com a internet via rede wi-fi ou cabeada do local.
Através dos inversores solares on grid que fazem parte dos geradores de energia solar, é possível obter energia solar para abastecimento de uma residência ou empresa gerando economia, independência e sustentabilidade. Caso tenha dúvidas e queira saber mais informações, entre em contato com nossa equipe de vendedores.
Os principais recursos utilizados para aproveitar a energia do sol são:
Os principais locais que podem usufruir da energia do sol são:
Para usufruir dos benefícios da energia do sol através da instalação de um kit gerador de energia solar fotovoltaica é fundamental seguir as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) presentes na Resolução Normativa (RN) nº 482/2012. Eis alguns pontos importantes estabelecidos pela ANEEL:
Além de seguir rigorosamente o que determina a RN 482/2012, a pessoa interessada em incorporar a geração de energia do sol na sua indústria ou residência deve fazer uma manutenção regular considerando a qualidade do material utilizado e a capacitação dos profissionais envolvidos no processo.
Os benefícios relacionados à utilização da energia solar são:
A instalação da estrutura para gerar energia do sol é um tipo de investimento que traz benefícios financeiros com o passar do tempo. Isso porque o sistema possui uma alta durabilidade, podendo chegar ou ultrapassar a marca de 60 anos, fazendo com que a pessoa recupere o valor investido.
Além disso, a vida útil prolongada do gerador de energia solar possibilita que a economia financeira seja usufruída por diversas gerações, mesmo considerando as manutenções regulares — que costumam ser pontuais e podem ser mantidas com uma limpeza anual.
Existem vários locais brasileiros que não contam com uma rede elétrica para seus habitantes e empresas. Estes problemas poderiam ser resolvidos com a instalação de uma estrutura para captação dos raios solares no modelo de geração off grid (sem conexão com a rede de distribuição).
A importância de usar recursos que não prejudiquem o meio ambiente está cada vez mais em voga. Por isso, a proteção do meio ambiente é um dos benefícios da energia solar que precisa ser destacado.
A produção de energia elétrica à base de combustíveis fósseis possui uma data de validade, uma vez que tais recursos podem acabar um dia — como é o caso do petróleo. A energia do sol, por sua vez, é uma fonte mais consistente e até mesmo previsível, facilitando seu gerenciamento em dias nublados ou chuvosos.
energia solar é um dos principais recursos que oferecem a possibilidade de manter o fornecimento elétrico contribuindo para a preservação ambiental. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e converse com um de nossos especialistas.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.